1) O Cristão e a Música
Para Lutero Cristianismo e
Cultura eram paradoxais, para Calvino deveriam viver de maneira tal a luz da
Escritura que a sua influência pudesse ser notada na cultura mais ampla.(O CASO
RELATADO POR HORTON PG. 67)
Exemplos de Cristãos Músicos:
Johann Sebastian Bach era
um luterano (1703) extremamente devoto e em todas as suas obras — seculares ou
sacras — colocava frases como "Para o louvor do Todo-Poderoso" ou
"Glória somente a Deus" [esta representada pela sigla SDG, do latim
Soli Deo Gloria]
João Alexandre é
presbiteriano, nasceu em Campinas – SP e foi por muitos anos componente do
grupo Vencedores por Cristo. Hoje é
cantor solo sendo requisitado por igrejas de diversos lugares do Brasil, bem
como produzindo e arranjando músicas para grandes artistas do Brasil e de todo
o mundo. João foi citado por Djavan como música para suas horas vagas.
2) O Cristão e o Teatro
Em essência, não há
nada de pecaminoso na ficção – o poder da imaginação é um dom precioso do
próprio Deus. Nem há qualquer mal especial na imaginação dramática.(KUYPER, O
Calvinismo. pg. 82)
No tempo de Calvino,
e com sua aprovação, representações públicas eram feitas para todas as pessoas
em Genebra em praça pública. (idem, pg. 82)
Todavia, o desvio moral seja no teatro, dança, filmes,
é quem determinará a desaprovação de Deus a tal manifestação cultural.
3)O Cristão e a Ciência
Abraham Kuyper foi primeiro ministro
holandês nos primeiros cinco anos do século XX, foi também líder nas artes e
nas ciências.
Ele disse: “Há
escondido no Calvinismo (Sistema Bíblico) um impulso, uma inclinação, um
incentivo à investigação científica. É um fato que a ciência foi incentivada
por ele e o seu princípio exige espírito científico”.
Não por coincidência,
a ciência moderna floresceu em terras protestantes reformadas.(grandes universidades
com influência calvinista: Genebra, Yale, Oxford, Cambridge, Harvard. No
Brasil Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Segundo Nenadov só o pensamento cristão dá uma base racional para se
fazer ciência, pois apenas nele temos alguém (pessoal) que governa a
criação e que, portanto, permite sua investigação. (A Existência do Deus
Triúno. pg. 14)
O ateu crê na criação
e sustento de todas as coisas pelo acaso, logo, não pode formular o
processo indutivo , de forma coerente com sua cosmovisão, já que não tem
certeza que a natureza se comportará da mesma forma sempre, isso seria
irracional. (pg. 15,16)
A cosmovisão cristã é
coerente, pois crê em um Deus pessoal Triúno que governa todas as coisas
e por isso podemos esperar uniformidade da natureza O ateu consegue fazer
ciência de boa qualidade justamente porque o mundo não é aquilo que ele diz
ser, mas sim, o mundo de Deus. (pg. 15,16)
Precisamos conhecer
mais da pureza de Deus para que tenhamos condições de julgar o
que é verdadeiramente bom na cultura. (I Ts. 5:21)
Mas como julgar de
forma correta? (II Tm. 3:16,17) – COSMOVISÃO CRISTÃ
Construção de uma Nova Cosmovisão
– ANTICRISTÃ
Idade Média – A igreja detinha a
Verdade
Idade Moderna – A ciência detinha a
verdade.
Pós Moderna – Não há verdade
absoluta.
- Reconhecendo os Inimigos
1) Relativização:
Um grande inimigo que
temos que enfrentar hoje é a relativização.
A cultura popular foi infestada com esse conceito que tem origem em
alguns filósofos que questionaram a verdade que a Igreja portava.
A relativização
produz “meio-cristãos” que creem em uma “meia verdade” e que
vivem de forma “meio-santa”.
2) Gratificação
Instantânea:
Desde a máquina Polaroid
o homem vem experimentando cada vez mais a rapidez em sua vida.
Exemplos: Restaurantes
fast-food e self-service, controles remotos por toda a casa, e-mail, celular,
etc.
ANTINTELECTUALISMO: A
sociedade perdeu o hábito da leitura e passou a ser regida pela TV(DOUTRINAÇÃO
PELA SELEÇÃO DE NOTÍCIAS). Além disso, para muitos cristãos ler qualquer
literatura que não tenha cunho religioso é vã filosofia. Estes não sabem que a
literatura religiosa muitas vezes está sim recheada de vã filosofia.
2) Gratificação Instatânea:
A mente pós-moderna exige também
imediatismo na igreja, isso conflita com o ser de Deus. (Sl. 40:1; 27:14;
33:20: 62:5)
O pragmatismo tem
levado a igreja a agir de forma como nunca agiu antes: mantras gospel,
apelos insistentes, louvor extravagante, sermões de auto-ajuda, substituição da
pregação por teatro ou vídeos, métodos desvairados de evangelismo.
O equilíbrio está nas
palavras de Paulo:
*
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação
da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita
vontade de Deus (Rm. 12:1,2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário