No último Sábado continuamos o estudo da Aliança com Noé. Após entedermos o chamado de Noé e a graça dispensada por Deus na sua vida o declarando justo e íntegro, passamos para a construção da Arca, seguindo os seguintes pontos:
Gênesis 6:11-22
v.11,12 - O Senhor como justo juiz, declara sua reprovação diante da corrupção da criação. Da mesma forma que em Gênesis 1 e 2 Deus dizia que tudo era bom, agora, com o pecado em meio a raça humana, o Senhor dá um testemunho negativo sendo necessária a destruição através do dilúvio.
v.13-17 - Deus ordena que Noé construa uma arca (baú) que irá guardar aqueles que estão debaixo da benção do Senhor. Todos os detalhes para construção desse grande navio são determinados por Deus, pois não deveria ficar a cargo de um coração enganoso e corrupto como o do homem.
v.18-21 - A aliança outrora firmada com Adão, não é deixada de lado, mas renovada (estabelecerei - firmarei) com Noé. O pacto de sangue soberanamente administrado tem por propriedade o Senhor (minha) e é estendida a toda a família da aliança, até mesmo a linhagem da serpente (Gn.3:15). Porém, é necessário saber que não basta estar debaixo da aliança, mas confirma-la ao longo da vida para ser salvo.
v.22 - Confirmando que Noé era um tipo de Cristo, ele é o único que obedece cabalmente a vontade de Deus. Pela justiça de um, muitos foram salvos do dilúvio, assim como em Cristo, pela justiça do filho de Deus muitos são salvos da destruição final (Rm. 5:7)
Sábado iremos ver a entrada na Arca...não perca!!! Vamos Estudar a Bíblia Juntos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário